quarta-feira, 28 de março de 2012

como brincar com a criança - parte dois


Escrevo agora uma sequência de textos que juntos darão um kit de ferramentas fantásticas que, adiante da conexão verdadeira entre adulto e criança, possibilitarão, através do encantamento, a inserção de aspectos educacionais à criança.

Continuemos com o básico então!

Identifique o tipo da Criança

Algumas são mais ativas e precisam de atividade externa, de preferência que possam correr descalças e aterrar suas energias. Crianças assim precisam estar fisicamente cansadas para estar disponível ao contato (o mesmo acontece para dormir bem).

Outras são mais delicadas e sensíveis e se tornam mais acessíveis em ambientes fechados, que guardam relação com proteção e previsibilidade. Também precisam de uma configuração de “ninho” para dormir bem.

Material de apoio

Caso queira inserir algum objeto ou brinquedo, desaconselho que sejam muitos ao mesmo tempo, o que leva à dispersão.

Desaconselho objetos eletrônicos, que fazem tudo no automático e colocam a criança na passiva postura de plateia. Resgatemos o simples: uma bola; caixas de papelão vazias de vários tamanhos...
“Se há na sala muitos objetos diferentes, as crianças, em sua avidez de explorá-la, passam sem cessar de um objeto a outro sem conseguir fixar sua escolha e atenção para estruturar uma atividade mais ou menos continuada.” ⁽*⁾
Sua postura

Nos primeiros contatos com a criança, procure não intervir, procure ser cúmplice, busque descobrir o que interessa à criança, a individualidade da sua vivência presente.

Você, adulto! Desconfie de suas reações instintivas, suas carências, sua necessidade de projetar sua superioridade sobre a criança. Indico o livro que listo no rodapé deste texto.

Exemplo de carência

A avó viajou 600km para chegar em Curitiba e visitar o único neto. Quando chega diz já de entrada:
_Você lembra de mim?
Como se não bastasse, na partida temos a pérola:
_Diga que me ama!
Agora eu pergunto: a criança precisa desse tipo de coisa?

Como você quer educar uma criança segura e autônoma se você ainda não o é, se você ainda não venceu sua “Guerra Interior” (veja em pazguerreira.com.br)?



Exemplo de projeção de superioridade

Um rapaz foi visitar uma família e se deitou no chão da sala para brincar com Gean (2 anos de idade) que estava se divertindo no meio de uma pilha de lençóis e toalhas que rapidamente espalhou pelo chão.

Não vou seguir em frente com o exemplo sem ressaltar que até aqui o rapaz merece nota dez. Deitou-se no chão, colocou-se fisicamente disponível à criança ao invés de censurar a bagunça e rapidamente empilhar os tecidos com cara de censura.

Sigamos com o exemplo:

Gean empurra o rapaz nos tecidos dizendo:
_Eu estou jogando você no mar!
E o rapaz responde:
_Felizmente sei nadar!...
Perceba que o “ intruso” (o rapaz) não se deu conta de sua angústia de morte inconsciente, da qual ele se defende recusando o “afogamento”. Ele não corresponde, não se coloca permissivo ao desejo da criança de “afoga-lo”. Ele anula assim, o desejo da criança, onde adiante poderiam brincar de afogamento nos tecidos e morte... Até que a criança “acordasse”, assumindo um novo desejo. O desejo de reaparecimento.

Cabe aqui mais um exemplo?

Gean cobre o “intruso” com os tecidos para que desapareça.

O adulto se descobre imediatamente, dizendo:
_Achou!
Novamente reproduz o mecanismo de defesa contra sua angústia inconsciente e não permite à criança a experimentação de situações diferentes. Este ”intruso” não estava disponível às fantasias da criança.

Como você vai educar um inventor se não permite à criança arriscar-se em novas experiências?
  • Como você vai educar um líder se não permite à criança liderar?
  • Como você vai educar um articulador se não permite à criança a experiência de encontrar uma saída?

leia também
não limpe o nariz na manga da camisa


* Do Livro "O Adulto diante da Criança de 0 a 3 anos” , autores André Lapierre e Anne Lapierre – Editora UFPR

Agradeço ao bom amigo Yiuki Doi pelo livro que me presenteou e adiante disso , agradeço sua presença em minha vida. Ter você por perto é sempre um presente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário