sexta-feira, 23 de março de 2012

o combinado (ferramenta para transição de uma atividade para outra)

Dia desses uma talentosa educadora e amiga me contou que usou uma ferramenta de transição que aprendeu em nossa casa.

Sem demora, pedi que escrevesse e assim compartilhássemos com Mamãe e Simpatizantes.


Dificilmente as crianças têm limites naturais, como horários para acabar alguma brincadeira, por exemplo.

Para isso há o método do “combinado”.

É muito simples, consiste em, antes de encerrar qualquer tipo de atividade, avisar a criança de que é preciso iniciar outra coisa e, para isso, acabar com a anterior. É preciso avisar ao pequeno o que determinará o fim daquela atividade e, por conseguinte, fazer o combinado.

Vamos ao exemplo:
O banho está muito divertido, mas logo será preciso tirar a criança para ir à escola. Antes de tirá-la ou fazê-la chorar por fazer algo contra a vontade, explique que será preciso sair, que já está na hora. Diga que vai contar até 30, ou algum outro número que a própria criança escolher e que, depois disso, espera que ela saia do banho. Depois de explicar tudo, olhando bem nos olhos da criança, pergunte: “combinado?” e espere uma resposta bem definida: “combinado.”

Não se satisfaça com “aham”, "sim” ou balanços de cabeça, peça que diga “combinado.”

Não precisa apenas contar. Numa brincadeira de bola, por exemplo, pode-se estabelecer o limite de: “este será o último chute, e então vamos sair.” Ou qualquer outro “combinado”.

É importante ir avisando a criança o quanto antes às atividades, e ir lembrando-a no decorrer, sempre fazendo o combinado. Assim nada será contra a vontade, ela já estará ciente de que aquilo é preciso.


Boa amiga Clara Mariana, é muito bom ter você em nossa equipe!
Receba nosso sincero agradecimento.

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