quinta-feira, 24 de maio de 2012

vitamina S (sujeira)

Existem vários perfis de criança. Desde as mais sensíveis onde até a etiqueta do tip-top pode estragar o sono até as crianças mais, digamos, mais serelepes.

Umas precisam, e devemos respeitar isso, de escurinho e silêncio pra dormir.
Outras são capazes de dormir ainda melhor durante um show de rock no Maracanã lotado.

Umas ficam ainda mais resistentes indo pra escolinha e pegando resfriadinho dos amigos. Outras precisam que a mãe "monte" a escolinha em casa para não ter que entrar de novo na injeção de bezetacil.

Guardadas e respeitadas as proporções, quero pedir a atenção das Mamães e Simpatizantes pra que, na medida do possível, vão permitindo que a criança tenha contato com a sujeira. Um mundo estéril só vai deixar a criança ainda mais suscetível às doenças e nada imune.

Um exemplo de mundo estéril.
Lembro de uma mãe que contratou uma enfermeira como babá e esta entendia que o pacote da fralda era sujo e com luvas abria o pacote e colocava o conteúdo em local esterilizado.

Um exemplo de mundo imune.
Lembro de outra mãe que foi visitar uma família de amigos e soltou o menino que já engatinhava pela cozinha.
Uma turma ficou horrorizado pois o piso cerâmico era gelado.
Outra turma ficou ainda mais horrorizada quando a criança engatinhou até a fruteira, que estava maravilhosamente ao alcance daquelas mãozinhas , e sacou uma banana que já estava sendo deliciada com casca e tudo. Rsrsrs.
Depois que a criança sentiu o gosto da casca, a mãe tirou a casca e devolveu pra criança continuar  tarefa de exploração da banana.

Roupa suja.
Desapegue das roupinhas da criança. Elas não iam durar muito mesmo.
Compre no brechó infantil o que chamo de "roupas de guerra", se tiver dificuldade de desapegar daquele macacãozinho tão bonitinho que a titia deu. A criança não tem culpa. O que ela tem é um mundo à explorar. E que mundo maravilhoso! Repleto de cores, texturas, cheiros, formas.
Carregue um ou dois joguinhos de roupinhas extra e pronto.
A máquina que lava uma roupinha, lava duas ou três da mesma forma.

A sua roupa.
Tem uma passagem no livro Marley e Eu que adoro.
O jornalista chega pra trabalhar e percebe que a linda nova estagiária não para de olhar pra ele e sorrir com simpatia. Mais tarde descobre que a graça era a gravata dele que estava suja de papinha infantil,que ele tinha dado de café da manhã pro filhinho antes de ir trabalhar.

Relaxe.
Sua roupa vai ficar da cor da roupa da criança e daí?
Coloque-se disponível e verás que aprenderás ainda mais do que a criança.


leia também:
como brincar com a criança - parte um

Nenhum comentário:

Postar um comentário